Os 9 meses mais verdes da nossa vida

Quando começamos a planear a VERDE e o trabalho que esta equipa viria a desenvolver, com os seus objetivos a curto e longo prazo, dificilmente acreditaríamos que nos primeiros 9 meses seríamos capazes de alcançar tantas pessoas e promover a integração da conservação da natureza no dia-a-dia de quem se cruza connosco.

Nem tudo o que pretendemos inicialmente foi possível de concretizar, mas houve diversas ações que ultrapassaram largamente as nossas expectativas.

Voluntariado

As ações de voluntariado em curso ganharam claramente um destaque especial no trabalho que fomos efetuando no terreno. Desde Agosto que começámos a receber jovens em Lousada para implementar novas ideias e ações no terreno com a ajuda do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental do Município de Lousada e em colaboração com outros programas de voluntariado financiados pelo IPDJ ou de ação local como o Plantar Lousada. De qualquer forma, em apenas 5 meses contámos com a ajuda de 19 pessoas diferentes, que despenderam cerca de 1644 horas do seu tempo para nos ajudar em 24 tarefas diferentes.

Este trabalho permitiu, por exemplo, que mais 243 Gigantes Verdes fossem caracterizados, mas também que 100 kg de bolotas fossem recolhidas destas Gigantes. Destas bolotas foram também semeadas 5077 novas árvores, principalmente carvalhos e sobreiros, como preparação das ações de plantação dos próximos anos. Durante o verão ajudaram ainda na manutenção das árvores semeadas nos anos passados pela equipa do município de Lousada. Foram também já plantadas pelo menos 200 árvores e arbustos nas ações do Plantar Lousada 2021/2022.