Carbono Biodiverso

Primeiro projeto de compensação de carbono em Portugal que preserva árvores de grande porte e planta as do futuro
DSC_1564.jpg

A VERDE criou um ecossistema que está a ser implementado no concelho de Lousada, no norte de Portugal, e convida cidadãos e organizações, conscientes da sua pegada ecológica, a compensá-la, contribuindo para a preservação e plantação da biodiversidade florestal em Portugal, tornando-se Guardiões de Gigantes.

ecossistema.png

1. Guardião de Gigantes - Pessoas ou entidades coletivas privadas conscientes da sua pegada ecológica, que pretendem compensá-la contribuindo para a preservação e plantação da biodiversidade florestal em Portugal.

2. Gigantes Verdes - As árvores de grande porte e elevado valor ecológico que o Carbono Biodiverso pretende preservar, evitando que sejam abatidas.

 

3. Cuidadores de Gigantes - São proprietários, gestores ou arrendatários de propriedades com árvores de grande porte que se juntam à VERDE com a missão de as preservar. 

 

4. Restauro Ecológico -  Plantação de árvores jovens nativas e intervenções no território para restaurar ou preservar habitats.

 

5. VERDE - Associação que pretende evitar o contínuo abate de Gigantes Verdes e intervir no território para preservação da biodiversidade em seu redor, fazendo a ponte entre gigantes verdes, guardiões, cuidadores de gigantes, promovendo o restauro ecológico dos territórios.

O Carbono Biodiverso é um mecanismo de compensação que conecta os Guardiões aos Cuidadores, financiando:

  • a preservação das suas Gigantes Verdes, árvores de grande porte e elevado valor ecológico, sendo geridas de forma correta com a monitorização da VERDE;

  • o restauro ecológico das suas áreas, através da plantação de árvores jovens nativas, gestão de riscos, controlo de espécies exóticas invasoras e construção de abrigos para biodiversidade;

Quero tornar-me um Guardião de Gigantes
e compensar a minha pegada:

Resultados do Primeiro Ano

Março 2021 - 2022

Árvores preservadas
26.20
Árvores plantadas
7,908.32
CO2 compensado a 10 anos (kg)*
238,273.51

*10 anos é o período de contrato com os proprietários em que garantimos a monitorização e manutenção de gigantes e da sobrevivência das árvores plantadas.

Aplicação de Fundos
Angariados

Grafico redondo.png
IMG_1724 (2)_edited.jpg

Quer ser um Cuidador de Gigantes?

É proprietário, gestor ou arrendatário de uma área com Gigantes Verdes em Lousada?


Precisamos de nos unir para as manter por cá, valorizando-as e preservando-as.