Gigantes Verdes

Missão: Preservar o legado das árvores de grande porte
gigantesverdes.jpg

Gigantes Verdes é o primeiro projeto da VERDE. A nossa associação tem como missão primordial a preservação e regeneração de árvores de grande porte. O projeto ergue-se a partir de três grandes premissas: Conhecer, Envolver e Valorizar.

IMGP2110.jpg
Conhecer

Em Lousada, vila do distrito do Porto, localizada no norte de Portugal, conhecemos e estudamos até à data 7400 gigantes, que à medida que crescem fornecem serviços de ecossistema que são essenciais à vida:

 

  • Sequestram carbono enquanto produzem oxigénio;

  • Removem poluentes do ar enquanto arrefecem o solo com a sua sombra;

  • Evitam cheias enquanto ajudam a encher os aquíferos;

  • Albergam centenas de seres vivos em si, como aves, insetos, plantas e fungos.
     

Fazem tudo isto diariamente, em simultâneo, tal como fizeram durante as últimas dezenas ou centenas de anos em que viveram e cresceram. Desde 2017, já desapareceram mais de 450 em Lousada.

Queremos envolver a comunidade

Acreditamos na importância da criação de projetos para o envolvimento dos proprietários de terrenos com árvores de grande porte e na realização de atividades que envolvam os habitantes dos concelhos onde tomamos ação, dos mais pequenos aos mais graúdos, para que conheçam através de momentos lúdicos e ações de formação a importância destes majestosos seres vivos para a preservação do planeta.

As Gigantes Verdes são uma das tecnologias de base natural mais eficazes do mundo no sequestro de carbono. Sequestram 50 kg de carbono da atmosfera por ano e têm em si mais 1500 kg armazenados. Criámos o Carbono Biodiverso para ajudar a tomar ação, compensando as emissões de carbono.