Gigantes Verdes
Missão: Preservar o legado das árvores de grande porte
Gigantes Verdes é o primeiro projeto da VERDE. A nossa associação tem como missão primordial a preservação e regeneração de árvores de grande porte. O projeto ergue-se a partir de três grandes premissas: Conhecer, Envolver e Valorizar.

Conhecer
Em Lousada, vila do distrito do Porto, localizada no norte de Portugal, conhecemos e estudamos até à data 7400 gigantes, que à medida que crescem fornecem serviços de ecossistema que são essenciais à vida:
-
Sequestram carbono enquanto produzem oxigénio;
-
Removem poluentes do ar enquanto arrefecem o solo com a sua sombra;
-
Evitam cheias enquanto ajudam a encher os aquíferos;
-
Albergam centenas de seres vivos em si, como aves, insetos, plantas e fungos.
Fazem tudo isto diariamente, em simultâneo, tal como fizeram durante as últimas dezenas ou centenas de anos em que viveram e cresceram. Desde 2017, já desapareceram mais de 450 em Lousada.

Envolver
Queremos envolver a comunidade.
Acreditamos na importância da criação de projetos para o envolvimento dos proprietários de terrenos com árvores de grande porte e na realização de atividades que envolvam os habitantes dos concelhos onde tomamos ação, dos mais pequenos aos mais graúdos, para que conheçam através de momentos lúdicos e ações de formação a importância destes majestosos seres vivos para a preservação do planeta.

Valorizar
As Gigantes Verdes são uma das tecnologias de base natural mais eficazes do mundo no sequestro de carbono. Sequestram 50 kg de carbono da atmosfera por ano e têm em si mais 1500 kg armazenados. Criámos o Carbono Biodiverso para ajudar a tomar ação, compensando as emissões de carbono.