Voluntariado

O trabalho voluntário pode ter um verdadeiro impacto em projetos de conservação da natureza, não só pelas horas despendidas em prol da causa, mas também pelo papel de envolvimento social e cooperação que se cria nestas iniciativas.

A VERDE, constituída também por voluntários, vê no voluntariado ambiental uma das suas principais ferramentas de mudança, disponibilizando todas as condições de segurança e formação aos voluntários que se juntam a nós.

Podes ser voluntário de várias formas:

Screenshot 2023-08-30 at 20.04_edited.jpg

Voluntariado Corporativo

Na VERDE organizamos dias dedicados de voluntariado para grupos de colaboradores de empresas ou outras organizações parceiras. Desenhamos à medida eventos de teambuilding que incluem atividades de restauro ecológico e em prol da beneficiação da biodiversidade.

Quando e onde?

• Em Lousada, de terça a sexta-feira, mediante agendamento.

Que atividades podem ser realizadas?

• Plantação de árvores e arbustos nativos;

• Construção de charcos ou outras estruturas para a biodiversidade;

• Controlo de plantas exóticas invasoras.

O que está incluído?

• Ferramentas, material de proteção e acompanhamento técnico durante a atividade;

• Enquadramento da importância ecológica;

• Snack com produtos locais.

Como posso entrar em contacto e solicitar um orçamento?

Basta enviar um e-mail para voluntariado@verde-associacao.pt com o número previsto de participantes e duração da atividade (3h ou 6h).

Saiba mais sobre os nossos dias de Voluntariado Corporativo

Dias VERDEs

Aos sábados de manhã e com a periodicidade quinzenal, podes juntar-te a nós e participar nos Dias VERDEs, dias de voluntariado ambiental abertos à comunidade.

• Plantação de árvores e arbustos nativos;

• Controlo de plantas exóticas e invasoras;

• Construção de charcos ou outros abrigos para a biodiversidade;

• Limpeza de rios e ribeiras.

Sabe mais sobre os Dias VERDEs

Formulário de inscrição

IMG_4928.jpg
IMG_2375_edited.jpg

Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado Ambiental de Lousada é para todos aqueles que querem aproveitar as suas folgas, dias livres, ou até períodos entre trabalhos ou cursos para conhecer novas pessoas e aproveitar para ajudar a implementar ações de restauro ecológico e valorização ambiental.

Quando e onde?

• Em Lousada, durante todo o ano, de terça a sexta-feira durante o período da manhã (9h00-12h00) ou da tarde (14h00-17h00).

Quais são as atividades?

• Manutenção e apoio à gestão de viveiros florestais;

• Restauro de habitats;

• Ações de monitorização e manutenção de áreas sensíveis.

Sabe mais sobre o Banco de Voluntariado

Como posso participar?

Se tens mais de 18 anos e gostarias de participar, inscreve-te através deste formulário

Voluntariado de Longa Duração

Para uma experiência imersiva em conservação da natureza, a VERDE criou as condições para  receber, em simultâneo, até 4 voluntários de longa duração.
Com um período mínimo de 4 semanas poderás ficar alojado gratuitamente em Lousada, num apartamento com quartos partilhados, e participar ativamente nas tarefas de campo e nos projetos da VERDE.

Quando e onde?

• Em Lousada, durante todo o ano, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00.

Quais são as atividades?

A título de exemplo algumas das tarefas podem ser:

• Caracterização e monitorização de Gigantes Verdes e outras estruturas naturais essenciais à biodiversidade local;

• Monitorização e inventariação de vida selvagem;

• Restauro de habitats;

• Apoio em ações de educação ambiental.

Sabe mais sobre o Voluntariado de Longa Duração

Se tens mais de 18 anos e gostarias de participar,
inscreve-te através deste formulário

IMG_1952 (2).jpg
IMG_4519.jpg

Projetos curriculares ou Teses

Gostavas de desenvolver o teu projeto curricular ou de tese com a VERDE? Desafia-nos!

Na VERDE já recebemos 8 estagiários e estudantes nacionais e internacionais das mais diversas áreas de conhecimento.

Poderás ficar alojado no apartamento que temos em Lousada dedicado a voluntários enquanto desenvolves o teu projeto.

Envia um e-mail com a tua proposta e CV em anexo para: geral@verde-associacao.pt

Em 2022:

• Contámos com 410 voluntários que disponibilizaram 8743 horas de trabalho;

• Organizámos 2 Semanas VERDEs, 1 Fim-de-Semana VERDE e 8 Dias VERDEs;

• Recebemos 18 voluntários de longa duração de 5 nacionalidades diferentes;

• Dinamizámos 4 ações de voluntariado corporativo com um total de 79 participantes.