O Carbono Biodiverso é um mecanismo de compensação de pegada carbónica, baseado num sistema de subscrição que consiste num donativo feito mensalmente.
A/O interessada/o apenas precisa de subscrever e submeter o seu pagamento para se tornar Guardiã/o e iniciar o processo de compensar as suas emissões de carbono pessoais.
Este pagamento financia um conjunto de ações no terreno levadas a cabo pela VERDE nomeadamente:
preservação de árvores, ou Gigantes Verdes, que naturalmente sequestram carbono, em particular através da atribuição de um subsídio aos proprietários destas estruturas, a que apelidamos de Cuidadores
criação e restauração de novas áreas e estruturas para sequestro de carbono, em particular através da plantação de árvores
Do ecossistema Carbono Biodiverso fazem parte os Guardiões, os Cuidadores e a VERDE.
Os Cuidadores de Gigantes são proprietários, gestores ou arrendatários de propriedades com árvores de grande porte que se juntaram à VERDE com a missão de as preservar.
Os Guardiões de Gigantes são todos aqueles que queiram voluntariamente reduzir, calcular e compensar as suas emissões de carbono através do financiamento de ações no terreno de preservação e regeneração da natureza e aprender com a VERDE como reduzir a pegada carbónica pessoal.
A VERDE faz a ponte entre Cuidadores e Guardiões desenvolvendo o ecossistema Carbono Biodiverso em três frentes principais:
• Angariação de financiamento e formação de cidadãos que querem diminuir a pegada carbónica individual através das subscrições dos planos Carbono Biodiverso e empresas que necessitam de compensar as emissões que não conseguem reduzir, desenhando junto com a VERDE, uma solução direcionada para as suas necessidades;
• Coordenação de equipas e mentoria a cuidadores, no terreno, para preservação da biodiversidade;
• Trabalho científico permanente para garantir a certificação da compensação de emissões de carbono através deste projeto.
As árvores desempenham um importante papel no ecossistema, tendo a capacidade de, entre outros serviços, sequestrar carbono enquanto produzem oxigénio. As Gigantes Verdes, pela sua dimensão proporcionam serviço de ecossistema de valor diferenciado, porque árvores maiores podem suportar um maior número de microhabitats essenciais à biodiversidade.
No entanto, após iniciarmos um projeto de mapeamento de Gigantes Verdes, apercebemo-nos que só desde 2017 e em Lousada, desapareceram mais de 450 árvores, com 16% destes sem causa conhecida. Parte do nosso papel é sensibilizar a população para a importância destas estruturas, criando também condições, através de projetos como o Carbono Biodiverso, para evitar estes misteriosos desaparecimentos.
Qualquer interessado que pretenda reduzir, calcular e compensar a sua pegada ecológica, se pode tornar Guardiã/o de Gigantes. Aceitamos subscrições de pessoas acima dos 18 anos ou entidades colectivas.
Basta que escolhas o teu plano de Carbono Biodiverso nesta página e dês seguimento aos vários passos da compra, preenchendo os teus detalhes pessoais e método de pagamento no Checkout.
Este passo é apenas executado da primeira vez que subscreves, já que a renovação do plano ocorre mensalmente de forma automática, pelo que o montante referente ao teu plano será cobrado automaticamente no mesmo método de pagamento selecionado da primeira vez.
É importante que coloques o teu e-mail para que possas aceder aos teus benefícios como Guardiã/o.
Além de estares a investir num futuro mais otimista e assente em maior respeito pela natureza e pelo ambiente, ao subscreveres o Carbono Biodiverso terás direito ao teu Kit de Guardião, que inclui:
dicas semanais, enviadas por newsletter, para que possas complementar o trabalho que fazes na diminuição da tua pegada ecológica
relatório periódico, enviado por e-mail, do teu impacto pessoal enquanto Guardiã/o
informação, enviada por e-mail, sobre as árvores preservadas e plantadas (espécies, local, dimensões)
A subscrição de um plano Carbono Biodiverso torna-te num Guardião de Gigantes e contribui para a compensação da tua pegada individual financiando a ação no terreno da VERDE para preservação de estruturas naturais sequestradoras de carbono atmosférico. O valor investido é aplicado da seguinte forma:
50% - preservação e regeneração de árvores de grande porte;
30% - restauro ecológico e plantação de árvores;
20% - para gestão interna, ações de angariação e apoio a Guardiões e Cuidadores.
Com o financiamento obtido da subscrição dos planos de compensação (de particulares ou de empresas) o projeto consegue garantir o investimento em preservação das Gigantes Verdes previamente identificadas, através do pagamento do Subsídio de gestão da árvore aos seus proprietários (Cuidadores) que se comprometem contratualmente à manutenção e gestão destas estruturas na duração do contrato.
Desta forma é garantido (anualmente) que as Gigantes Verdes continuam a cumprir o seu papel de sequestro de carbono e de produção de outros serviços de ecossistema. Esta capacidade de sequestro de carbono do território é ainda complementada com a plantação de plantas jovens nativas em áreas sobre ações de restauro ecológico, com base no financiamento obtido através dos Guardiões, permitindo assim a longo prazo aumentar exponencialmente o carbono sequestrado no território.
Criámos 6 planos no Carbono Biodiverso® para que possas selecionar o que mais se adequa ao teu contexto.
A grande diferença entre cada um deles está no investimento que fazes mensalmente e que, consequentemente, nos permite concretizar diferentes níveis de ações de conservação. Por exemplo, o plano Guardião Incondicional é o mais elevado, possibilitando à VERDE preservar e plantar mais árvores, e portanto é o que te permite compensar uma maior percentagem das tuas emissões de carbono pessoais.
Podes consultar a compensação da tua pegada e o número de árvores preservadas e plantadas em cada um dos planos na tabela: https://www.verde-associacao.pt/carbono-biodiverso
Após subscreveres um plano do Carbono Biodiverso e te tornares Guardiã/o, receberás semanalmente e enquanto a tua subscrição for válida e-mails com pequenas dicas de como podes, no teu dia-a-dia, reduzir a tua pegada pessoal nas compras, viagens, etc, com a possibilidade de dares feedback sobre a informação apresentada e como vês a sua implementação.
Atualmente as dicas fornecidas são fruto de uma parceria especial entre a VERDE e a ANP/WWF.
Caso não te interesse receber estas dicas, poderás cancelar a receção das mesmas a qualquer momento, através de um link no fundo do e-mail.
Após subscreveres um plano do Carbono Biodiverso e te tornares Guardiã/o, terás direito a receber um relatório de impacto pessoal, que consiste numa apresentação dos resultados do teu investimento, através de cálculos realizados pela nossa equipa de biólogos.
Através deste relatório, ficarás a saber quantas árvores foram plantadas e quantas Gigantes Verdes foram preservadas com o teu apoio, bem como o peso dos serviços de ecossistema que estas prestarão durante o período em questão. Também perceberás, como consequência disto, que percentagem de emissões de carbono pessoais conseguiste compensar com a tua subscrição.
A VERDE mapeou, georeferenciou e caracterizou desde 2017 mais de 7,400 Gigantes Verdes no concelho de Lousada. Esta análise inclui o cálculo dos serviços de ecossistema que estas árvores prestam usando uma ferramenta desenvolvida pelos Serviços Florestais dos Estados Unidos (www.itreetools.org).
Com esta informação é possível calcular quantos Gigantes Verdes têm de ser preservados e os serviços de ecossistema que são gerados pela sua preservação.
Os fundos angariados através do Carbono Biodiverso são distribuídos da seguinte forma:
50% a 65% são aplicados diretamente na preservação de Gigantes Verdes
15% a 30% são utilizados em ações de plantação e restauro de ecossistemas
10% a 25% para gestão financeira interna
As estruturas naturais sequestradoras de carbono atmosférico são todas aquelas que possuem a capacidade de prestar este serviço de ecossistema quando bem geridas e de forma natural, nomeadamente árvores de grande porte (mas também as pequenas), charcos e pradarias marinhas. As ações de preservação destas estruturas são todas aquelas que permitem melhorar o seu estado de conservação, permitindo salvaguardar o seu valor ecológico no habitat onde se encontram e reduzindo pressões externas que possam colocar em causa a sua preservação. O investimento em preservação poderá ser utilizado para melhorar o estado de conservação de árvores de grande porte através de: podas seletivas e de arejamento, limpeza seletiva de matos, controle de espécies invasoras, restauro do habitat envolvente, construção de abrigos para a biodiversidade, entre outros. O investimento relativo a estas ações será distribuído através do Subsídio de Gestão e Remuneração de Serviços de Ecossistema a proprietários de estruturas naturais sequestradores de carbono atmosférico que se comprometam a preservar as mesmas através da assinatura de contrato com as entidades gestoras.
Parte do investimento angariado através do Carbono Biodiverso será utilizado para criar e restaurar áreas destinadas à prestação de serviços de ecossistema, em particular, o sequestro de carbono. No âmbito deste mecanismo, as ações de restauro e criação de habitats devem ter em conta o estado primário da área a intervir, diminuindo ao máximo as pressões sobre o espaço durante as intervenções e tendo sempre em conta o futuro do habitat. O investimento em ações de restauro e criação de habitats poderá ser utilizado, por exemplo, para melhorar o estado de bosques nativos através de: criação e manutenção de viveiro floresta, implementação de programa de arborização e rearborização em áreas degradadas; controlo de espécies invasoras; limpeza seletiva de matos. O investimento relativo a estas ações será utilizado pela VERDE, ou outras após concurso, para implementar ações que provém claramente os benefícios em prol do sequestro de carbono a longo prazo.
Sim, caso desejes podes em qualquer momento cancelar a tua subscrição. Basta que nos envies um e-mail e iremos proceder ao cancelamento, que será efetivado apenas no mês imediatamente a seguir ao dia em que nos tenhas informado.
Sim, o regulamento do Carbono Biodverso está disponível para consulta aqui.