top of page

sábado, 01/07

|

Mosteiro de Tibães

Caminhada Guiada • Mosteiro de Tibães, Braga

Um caminhada especial pelas árvores monumentais do Mosteiro de Tibães - Braga e um workshop de cianotipia com a Blueberry.lab

Caminhada Guiada • Mosteiro de Tibães, Braga
Caminhada Guiada • Mosteiro de Tibães, Braga

Horário e local

01/07/2023, 09:30 – 12:30

Mosteiro de Tibães, R. do Mosteiro n.º 59, 4700-565 Mire de Tibães, Portugal

Sobre o evento

Além de conhecer árvores magnificas, vamos aprender formas de analisar cada espécie e perceber porque é que a associação tanto se esforça para proteger árvores gigantes.  

Com a Raquel Chaves da Blueberry.lab vamos criar um “herbário azul”, fazendo uma impressão azul de elementos naturais, como folhas ou flores que vamos colher ao longo da caminhada. No final, cada participante levará para casa o seu cianótipo original, produzido de forma natural. 

Mas… o que é a cianotipia? 

A cianotipia é uma técnica analógica de impressão fotográfica, que se caracteriza pela sua tonalidade azul. Foi descoberta em 1842, por um físico e astrónomo, Sir John Herschel, e primeiramente utilizada por uma bióloga, Anna Atkins. Após um conjunto de reações químicas de dois compostos de Ferro, através da exposição ao ambiente (luz e água), a cor azul revela-se em todo o seu esplendor. Tal fenómeno deve-se à precipitação de um composto insolúvel, chamado «azul-da-prússia».  Esta atividade conta com a colaboração do Serviço de Educação do Mosteiro de São Martinho de Tibães, imóvel afeto à Direção Regional de Cultura do Norte.

Para participares basta seres subscritor(a) de um dos planos Carbono Biodiverso e podes convidar uma pessoa para vir contigo. O formulário de inscrições é enviado por e-mail. Se ainda não és subscritor de um plano Carbono Biodiverso, podes fazê-lo desde 3€ /mês aqui

Partilhar este evento

bottom of page