Plant Shadow

Volunteering

GET INVOLVED

We know nature has the magic of making each cycle happen on its own, and, therefore, we want to act on it like an almost invisible hand.

ASSOCIATIVE VOLUNTEERING

Would you like to gain associative experience and do you have time available to volunteer in projects that you believe in?

Would you like to take advantage of your professional skills and abilities to help leverage projects?

We are always available to meet people motivated to help. Get in touch with us to schedule a small meeting and see if there is a possibility of collaboration.

DSC_9513.jpg
IMG_7743.jpg

To thetasks that we expect to make availableare, for example: Maintenance and support for the management of forest nurseries; Restoration of habitats; Monitoring actions and maintenance of sensitive areas.

Youvolunteers will be entitleda: Technical training in the various subjects to be addressed; Technical monitoring; Personal accident insurance; Certificate of participation. ​

ENVIRONMENTAL VOLUNTEER BANK OF LOUSADA

For all those who want to take advantage of their days off, free days, or even periods between jobs or courses to be outdoors, meet new people and take the opportunity to help implement ecological restoration and environmental enhancement actions. ​

The Lousada Environmental Volunteer Bank aims to be a civic action movement in Lousada, in favor of the environment, which operates throughout the year.

If you are interested in this opportunity, consult the activities available on our agenda.

DSC_9513.jpg

Voluntariado Associativo

Gostavas de ganhar experiência associativa e tens tempo disponível para te voluntariares em projetos que acreditas?

Gostavas de aproveitar as tuas capacidades e skills profissionais para ajudar a alavancar projetos?

Estamos sempre disponíveis para conhecer pessoas motivadas a ajudar. Entra em contacto connosco para agendarmos uma pequena reunião e percebe se há possibilidade de colaboração.

Entrar em contacto

dde17204-0161-4a97-b327-0b4418fc9395.jfif

Banco de Voluntariado Ambiental
de Lousada

Nem todos temos alguns momentos da nossa semana que podemos aproveitar para ajudar a melhorar as áreas naturais do concelho onde residimos. Mas há quem tenha e mesmo querendo, não tem oportunidades para o fazer.

O Banco de Voluntariado Ambiental de Lousada é para todos aqueles que querem aproveitar as suas folgas, dias livres, ou até períodos entre trabalhos ou cursos para estar ao ar livre, conhecer novas pessoas e aproveitar para ajudar a implementar ações de restauro ecológico e valorização ambiental.

Pretende criar um movimento de ação cívica lousadense em prol do ambiente que funcione durante todo o ano.

As tarefas que contamos disponibilizar são por exemplo:

• Manutenção e apoio à gestão de viveiros florestais;

• Restauro de habitats;

• Ações de monitorização e manutenção de áreas sensíveis.

Os voluntários terão direito a:

• Formação técnica nas diversas matérias a abordar;

• Acompanhamento técnico;

• Seguro de acidentes pessoais;

• Certificado de participação.

Caso tenhas interesse nesta oportunidade, consulta as atividades disponíveis na nossa agenda.

Formulário de inscrição

IMG_8277.jpg

Voluntariado de Longa Duração

Reconhecendo o papel que a formação informal teve no percurso dos nossos dirigentes, criámos as condições para conseguir receber, em simultâneo, até 4 voluntários de longa duração (mínimo 3 semanas) em Lousada, colaborando connosco e com os técnicos ambientais do município para melhorar o ambiente deste concelho.

As tarefas que contamos disponibilizar são por exemplo:

• Caracterização e monitorização de Gigantes Verdes e outras estruturas naturais essenciais à biodiversidade local;

• Monitorização e inventariação de vida selvagem;

• Manutenção e apoio à gestão de viveiros florestais;

• Restauro de habitats;

• Apoio em ações de educação ambiental.

Os voluntários terão direito a:

• Formação técnica nas diversas matérias a abordar;

• Acompanhamento técnico;

• Alojamento gratuito em quartos partilhados;

• Apoio em despesas de deslocação em Lousada;

• Seguro de acidentes pessoais;

• Certificado de participação.

Caso tenhas interesse nesta oportunidade, preenche o nosso formulário para te conhecermos um pouco melhor e começarmos a preparar a tua estadia por Lousada.

Formulário de inscrição

IMG_1504.jpg

Voluntariado Pontual

Além dos programas já apresentados, há sempre oportunidade de participar como voluntário em ações pontuais como plantações, controlo de plantas exóticas invasoras e ações de manutenção

DIA VERDE - Voluntariado ao Sábado

A partir de setembro de 2022 estamos a promover os Dias VERDEs, com voluntariado ao sábado, com periodicidade quinzenal. Podes consultar as próximas datas e inscrever-te no formulário.

Formulário inscrição Dia VERDE

IMG_8307.jpg

Voluntariado de Verão - Apoio IPDJ

O Instituto Português do Desporto e Juventude disponibiliza todos os anos diversos programas onde jovens até aos 30 anos podem colaborar com projetos ambientais em todo o país, disponibilizando apoios de custos para cada voluntário.  Estes programas ocorrem normalmente durante o verão. Fica atento às próximas oportunidades!